9º Ano do Ensino Fundamental

Gente bonita, gente inteligente!

Seguem algumas questões para a nossa prova de história.

Procurem responde-las com tranquilidade como forma de estudo para a avaliação. E não se esqueçam, leiam os textos para respondê-las, certo?

Segue os slides conforme prometi sobre a Revolução Russa.

Grande abraço e bons estudos.

Atividades para estudo

História – 9º Ano

Sobre a Primeira Guerra Mundial


1) O que foi o Tratado de Versalhes e porque a Alemanha se sentiu prejudicada com as imposições deste Tratado?

2) Quais países representavam a Tríplice Entente e quais eram àqueles que representavam a Tríplice Aliança?

Sobre a Revolução Russa

3) Em que consistiu a Revolução Russa de Outubro de 1917? Quem eram os sovietes e quais idéias defendiam?

4) Qual era a ideologia que orientou os russos até o final da guerra? Socialismo ou capitalismo? Justifique sua resposta.

5) Quem eram os bolcheviques e quais ideais eles defendiam?

6) Quem eram os mencheviques e quais os ideais defendidos por eles?

Sobre a Crise de 1929

7) Quais as causas e conseqüências da Crise de 1929 bem como, o início da Grande Depressão?

8) Explique o que causou a Crise de 1929 e como funcionava o círculo vicioso que alimentava esta crise.

9) O que significou o American way of life? Em que contexto histórico os EUA encontravam-se neste período? Justifique sua resposta.

10) O que o programa criado pelo presidente Franklin Roosevelt chamado de New Deal e quais eram as medidas adotadas por este programa?



Sobre Totalitarismo

11) O que é um regime totalitário? Quais as características que os regimes totalitários possuem em comum?

12) Onde foi implantado o regime fascista e de que maneira ele ocorreu?

13) Onde foi implantado o regime nazista e de que maneira ele ocorreu?

14) Qual nação socialista não sofreu danos com a crise de 1929? E porque isso trouxe incômodo aos ideais dos países capitalistas?

Lembrem-se:

• A ideologia que orientou os processos revolucionários na Revolução Russa foi o socialismo.

• O Tratado de Versalhes visava o pagamento de indenizações dos países que perderam a guerra para os países vencedores, como a Inglaterra, França e Rússia; redução do exército alemão para apenas cem mil homens; perda de todas as colônias alemãs.

• O American way of life assumiu um papel ideológico na sociedade norte-americana, estimulando a proliferação de produtos (eletrodomésticos, comida industrializada, roupas da moda, brinquedos, automóveis, livros, discos, rádios, televisores) e, conseqüentemente, ampliando o consumo. Esse estilo de vida povoava o imaginário social (o “sonho americano”) com a idéia de que todos poderiam ter acesso a qualquer produto. A propaganda se desenvolveu muito nessa época, sendo o principal veículo dessa ideologia. Por esse pensamento, a realização do homem estava vinculada à maior quantidade de produtos que pudesse adquirir. A Amerca way of live também gerou a supervalorização do capitalismo e críticas ao socialismo. Os EUA divulgavam que, no socialismo, as pessoas só recebiam os bens e os produtos que o estado desejasse oferecer à população.

• A Crise de 1929 teve proporções em diversos outros países e não somente nos EUA.

• No totalitarismo o Estado exerce poder e controla a população em todos os aspectos. O Totalitarismo é um regime antidemocrático onde não há liberdade de expressão, nem pensamento crítico e racionalismo. Há obediência cega.

• Durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial houve o surgimento dos regimes totalitários na Europa. No inicio, tanto a Inglaterra quanto a França adotaram uma política de neutralidade, ou seja, não interferiram nas políticas adotadas pelos países com regimes totalitários realizados principalmente pela Alemanha (nazismo) e Itália (fascismo).


AS QUESTÕES RESPONDIDAS DEVEM SER ENTREGUES NO DIA DA PROVA COMO ATIVIDADE COMPLEMENTAR.

Em caso de dúvidas, já sabem: Estou à disposição a qualquer momento que precisarem.



















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Postado em 10/04

Gente bonita, gente inteligente!!!!!

Conforme conversamos anteriormente, seguem algumas dicas referente a avaliação. É importante antes de tudo, que as leituras dos textos sejam realizadas novamente e que as questões sejam refeitas por vocês como forma de estudo. Postei também logo abaixo gabarito das questões. Vale lembrar que, as questões em sua maioria já foram respondidas em aula. 

Importante lembrar para a realização da prova:

* O signifado da Republica Oligárquia e da Republica da Espada e quais interesses defendiam cada uma delas. Em relação a República da Espada lembre-se: 

A República da Espada foi o início da história republicana brasileira, exercida por dois militares, marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, por causa do temor de uma reação monárquica. Nesse período ocorreu a consolidação das instituições republicanas. Entre as principais medidas deste governo provisório estão a extinção da vitaliciedade do Senado, a dissolução da Câmara dos Deputados, a supressão do Conselho de Estado, a extinção do padroado e do beneplácito, a separação entre Igreja e Estado e a transformação das províncias em estados. Além disso, estabeleceu-se a liberdade de culto, a secularização dos cemitérios, a grande naturalização (por meio da qual todo estrangeiro que vivia no Brasil adquiriu nacionalidade brasileira), foi criado o Registro Civil (para legalizar nascimentos e casamentos) e foi convocada uma Assembleia Nacional Constituinte, responsável pela elaboração da primeira constituição republicana do Brasil.

* Ler: Os líderes de cada Revolta ou Guerra e os objetivos desses conflitos, com exceção do cangaço. (todas as tratadas em aula)

* Medidas realizadas no Governo Provisório.

* Dar maior enfâse na Revolta da Chibata, Revolta da Vacina, Guerra do Contestado e Revolução Federalista bem como,  seus líderes e objetivos. 

* Sobre o contexto da urbanização que ocorreu no Rio de Janeiro, inclusive no perído da Revolta da Vacina no governo do presidente Rodrigues Alves vale a pena lembrar e anotar que:   A reforma urbana foi motivada pelos graves problemas que o Rio de Janeiro, então capital da República, apresentava em termos de epidemias e de péssimas condições de saneamento. Como consequência, morros foram removidos, habitações populares foram derrubadas e avenidas amplas foram abertas. 

* Sobre a Revolta da Vacina vale lembrar que: Apesar dos benefícios da vacina, na época essa questão não era clara e nem o governo foi capaz de desenvolver uma eficiente campanha publicitária a favor da vacina. Além disso, a recusa de muitas pessoas em se vacinar e a agressividade das autoridades agravou o problema, resultando na revolta. 

Estudar também:

* Voto de cabresto, voto aberto.

* Constituição promulgada em 1891 e Constituição de 1824.

*  Política dos governadores; coronelismo e Movimento Tenentista. 

* Em que consistia a política do café-com-leite e de que maneira ela influenciou as eleições para presidentes no Brasil.

* Importante recordar as medidas adotadas pelo governo provisório de Marechal Deodoro da Fonseca. 

* Vale lembrar algo que tratamos muito em aula: O Brasil era a única monarquia da América, pois todos os outros países adotavam a forma republicana de governo. Dessa forma, o manifesto republicano expressava o descontentamento com o governo monárquico e o desejo de se alinhar politicamente ao outros países do continente.

* Fatores que levaram ao enfraquecimento da Monarquia e propiciou a Proclamação da República. 

* Em realação aos primeiros governos civis , ou seja, os governos da República Oligarquica vale lembrar que: Este governo refere-se ao governo dos cafeicultores, em especial paulistas e mineiros, mas das oligarquias agrárias em geral, iniciado por Prudente de Moraes em 1894.

* Ler sobre as principais providências da nova Constituição (1891).
Segue gabarito até a página 38.  E como eu sempre digo: Se precisarem de algo e tiverem qualquer dúvida, entrem em contato. Grande abraço e bons estudos.


Gabarito - Página 23 / 38  - Cabe lembrar que, as questões já foram respondidas em aula com excessão daquelas referentes ao Cangaço.

Página 23

Questão 1. 

a) A política do café com leite era a alternância de um paulista e um mineiro na presidência da República. Dessa forma o poder ficava nas mãos das oligarquias desses dois estados brasileiros. 

b) Era uma política que consistia na troca de favores entre o governo federal e os governos estaduais.

c)    O coronel era o chefe político local, normalmente um rico fazendeiro, que exercia grande influencia na política local e não precisava participar diretamente do governo. A eleição de todos os candidatos (vereadores, deputados estaduais e o próprio presidente) dependia do apoio do coronel, que indicava em quem as pessoas deveriam votar.


Página 24
(continuação da questão 1)  

d) O voto de cabresto era aquele controlado pelo coronel, ou seja, o eleitor era conduzido a votar no candidato que o coronel impunha, por dois motivos: medo da violência que os capangas do coronel pudessem usar contra quem desobedecesse ou pelo fato de muitas pessoas dependerem do coronel  que de modo geral era muito respeitado por elas.

  
Questão 3.
Discutimos em aula. (a critério do aluno)

Questão 4.
Discutimos em aula. (a critério do aluno)

Página 25

Questão 5.      

a)   Manipulação eleitoral, autoritarismo. 

b) Um político ligado ao coronelismo montado num eleitor. Eles representavam a relação de controle, domínio e exploração que os mandatários exerciam sobre o eleitor. 

c)  É a situação do “voto de cabresto”, ou seja, da manipulação autoritária do eleitorado para que votasse nos candidatos ligados a elite latifundiária e tal situação não democrática foi denunciada na charge de forma irônica.

Questão 6.
Demonstra a relação de clientelismo. 

Página 26

Questão 8. 
A compra e manipulação de votos continuam existindo, mesmo com leis eleitorais que proíbem tais práticas.

Página 30

Questão 1.
Canudos e Guerra do Contestado. Receberam a denominação de messiânicos, pois foram liderados por pessoas vistas como messias, salvadoras.

Questão 2.
a)    Desafiou a Igreja, porque as pessoas da região passaram a seguir Antônio Conselheiro, muitas vezes deixando de obedecer ao padre local e desafiou os fazendeiros porque os trabalhadores, extremamente explorados, deixavam as fazendas para morar em Canudos.

b)    Canudos representava um modo de vida alternativo para a população pobre, possuem forma de sobrevivência (alimentação, tratamento de água, etc) próprias e independentes do governo que nunca favoreceu os mais pobres. Em razão disso, o governo entrou em conflitos com Canudos com receio de que mais pessoas aderissem às idéias de Canudos e se rebelassem contra o governo e contra os senhores dos latifúndios que exploravam seus trabalhadores.

Página 31

Questão 3
a)    Fome, desemprego e opressão a que as pessoas eram submetidas.

b)    Eram considerados heróis porque, muitas vezes, repartiam com a população das cidades o resultado de saques a armazéns ou fazendas e porque faziam justiça com as próprias mãos (matavam sem permissão das leis), algo que muitas pessoas desejavam, mas não podiam fazer. Eram considerados bandidos pois atacavam fazendas e seqüestravam pessoas ricas, ou seja, não seguiam as leis e regras estabelecidas.

Questão 4.
a)    Porque dois estados ( Paraná e Santa Catarina) disputavam a região.

b)    Desapropriação de terras na região do Paraná e de Santa Catarina, em virtude (razão) da construção da estrada de ferro ligando o Rio Grande do Sul a São Paulo. Também houve a questão do grande número de desempregados na região devido às obras ferroviárias.

Questão 5.
a)  Não, já que eram fruto de um contexto de miséria e seca, sofrendo descaso das autoridades e dominação autoritária dos coronéis. Os cangaceiros tinham, portanto, fortes motivações  sociais para empreender tal revolta coletiva, mesmo que inaceitável pelo caráter criminoso.

Página 32
(continuação da questão 5)
b)  O cangaço também se originou das condições sociais de pobreza e fome no Sertão nordestino, revoltando o povo contra as autoridades republicanas.

c) Os dois foram movimentos messiânicos, liderados por beatos que fundaram comunidades de propriedade coletiva da terra. A diferença é que, no Contestado, o inimigo direto não somente o governo da República, como no caso de Canudos, mas sim, os interesses da madeireira norte americana que, com respaldo oficial do governo brasileiro, havia desapropriado terras de milhares de camponeses e obrigado muitos deles ao regime de trabalho semi escravo. O Contestado foi, portanto, um movimento cuja origem é bastante semelhante ao do movimento dos sem terra no Brasil.

Questão 6.
(pesquisa a ser realizada a critério do aluno)

Página 33

Questão 7. (deve-se ler os textos 1 e 2)
a)  Nota-se uma visão do governo da República como malvado e distanciado de Deus, como se a República encarnasse o diabo e tivesse como objetivo iludir e prejudicar o povo por meio de leis que só beneficiavam os donos do poder.
b)  O de libertador do povo das maldades do governo republicano.

Página 34
(continuação da questão 7)

c)  Euclides da Cunha retrata o massacre reconhecendo a bravura dos canudenses, que resistiram à tomada de seu território pelas tropas do governo e denunciando a desigualdade do enfrentamento: de um lado, um velho, dois homens e uma criança e, contra eles cinco mil soldados. Já Macedo Soares revela uma visão oficial do conflito, chamando os canudenses de fanáticos religiosos, bandidos e, assim como o governo, considerando uma ameaça ao regime republicano.

Questão 8.
Mesmo romantizada, a tela reflete a realidade: não houve sobreviventes na Guerra de Canudos.

Página 36

Questão 10.
A existência de sérios problemas urbanos, como rede insuficiente de água e esgoto para toda a população, coleta de lixo precária, cortiços superlotados, proliferação de doenças.

Questão 11.
(letra d) – Com a revolta dos populares, o governo suspendeu a obrigatoriedade da vacinação e decretou estado de sítio em 16 de novembro de 1904. Os líderes da rebelião foram deportados (enviados/expulsos) para o estado do Acre.

Questão 12.
No passado, grandes epidemias mataram milhares de pessoas no mundo, como a peste bubônica e a varíola. Hoje essa situação ainda persiste em muitas regiões do globo, que ainda sofrem com doenças que poderiam ter sido erradicadas, como por exemplo, a dengue e a malária que atingem boa parte do território brasileiro. Você acha que seria possível adotar medidas semelhantes às usadas na cidade do Rio de Janeiro, durante a República Velha?

Página 37

Questão 13.
As más condições de trabalho, os castigos físicos, a má alimentação os baixos salários.

Questão 14.
Porque a repulsa da população masculina ao castigo corporal era tão grande que os oficiais tinham que recrutar homens à força para que a Marinha não fosse entregue às moscas.

Página 38

Questão 15.
Ao conhecerem outro tipo de realidade, os marinheiros viram que era possível receber tratamento digno e humano diferente da forma como ocorria no Brasil e começaram a articular uma revolta para conseguir isso.

Questão 16. 
O açoitamento de um marinheiro com 250 chibatadas, o qual, mesmo desmaiado continuou sendo chicoteado.

Questão 17.
Fim dos castigos físicos, aumento de salários, melhoria nas condições de trabalho e perdão a todos os integrantes da revolta.

Questão 18.

O governo prometeu atender às reivindicações dos rebeldes, porém não cumpriu sua palavra – muitos foram expulsos da Marinha, outros presos e alguns, exilados.

Questão 19.

As duas revoltas ocorreram em razão do descontentamento das pessoas com as condições de vida oferecidas. O descaso do governo foi marcante nas duas revoltas. A Revolta da Chibata conseguiu em parte (houve fim das chibatadas) atingir seu objetivo, enquanto os sertanejos pobres da Guerra do Contestado foram exterminados. Ambas as revoluções reuniram pessoas de camadas pobres e excluídas da população.

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Postado em 30/03

Caro aluno, segue gabarito das questões que tratamos em aula. Lembrem-se é necessário que vocês realizem todas as leituras dos texto e FAÇAM as atividades da apostila necessariamente. Abraço.


Gabarito

Página 13

Questão 5.
a)    A desobediência de dois bispos brasileiros em relação  às ordens do imperador.
b)   A predominância do poder civil que não prestigiava os militares e lhes proibia o acesso ao debate político.

Questão 6. 
Caro aluno, já tratamos sobre este assunto em aula diversas vezes. Apenas apontarei algumas sugestões de resposta.
Questão religiosa: Causa: Vínculo entre monarquia e igreja. A proibição da maçonaria pela igreja. O conflito de interesses entre o imperador e a igreja. Conseqüência: Prisão dos bispos que perseguiram maçons no Brasil e a quebra de apoio ao imperador.

Questão Militar: Causa: Proibição dos militares na política. Questões salariais, ideológicas e políticas. A questão que mais demos ênfase foi a ausência de participação dos militares nas decisões políticas, recordam? Principalmente após a Guerra do Paraguai quando o exército brasileiro passou a ter maior visibilidade dentro do país. Conseqüência: O imperador passa a ser alvo de críticas violentas dos militares. Acontece o golpe do Estado, que é quando o Brasil deixa de ter como forma de governo a monarquia e passa a ser República.

Questão abolicionista: Causa: Campanhas abolicionistas. Interesses conflitantes dos proprietários de terras. Migração Européia. Conseqüência: Abolição da escravidão. Substituição da mão de obra escrava pela livre. Perda de apoio dos latifundiários que precisavam da mão de obra escrava para a produção de suas mercadorias.

Página 14

Questão 7. (resposta pessoal, apenas sugiro que levem em consideração a resposta abaixo)
A escravidão antes resumida em grande parte pelo trabalho negro, hoje se relaciona a outros aspectos que reduzem o ser humano à submissão e a falta de perspectiva de vida. Em muitos casos, o fato de o trabalho assalariado ser, muitas vezes, insatisfatório, reduzindo ou eliminando a qualidade de vida esperada pela população de um país, ou seja, há muitas pessoas que vivem em situações de marginalidade e pobreza mesmo recebendo um salário e não sendo consideradas escravas.

Página 15

Questão 1.
Houve predomínio dos militares do Exército na política, e a espada é o símbolo do Exército.

Página 16

Questão 2.
O objetivo principal era incentivar o desenvolvimento industrial no Brasil.

Questão 3.
Falências, inflação, desemprego e críticas ao governo.

Questão 4.
Aumentou as tarifas alfandegárias sobre os produtos importados e criou facilidades para a obtenção de empréstimos a quem tivesse interesse em criar indústrias.

Questão 5 (a critério do aluno)
Apenas sugiro que vocês levem em consideração que a mudança de regime (da monarquia para a república) não alterou as estruturas sociais (também falamos sobre isso em aula diversas vezes). Além disso, a maioria da população brasileira apenas assistiu, quando muito, a esses fatos. Não houve nenhuma melhora de condições para o povo brasileiro, o que gerou desconfianças em certos segmentos da sociedade, como no sertanejo, quanto ao novo modelo político.

Página 18

Questão 1.
Caro aluno, conforme conversado em aula, você deverá criar um painel definindo o que significou a Constituição de 1824 e a Constituição promulgada em 1891. Deverá também realizar uma análise demonstrando quais as diferenças e semelhanças entre essas duas Constituições. Essa questão deverá ser feita no caderno e mostrada a mim na próxima aula.

Página 19

Questão 1.
a)    Em razão da influência da Constituição dos Estados Unidos, documento no qual se baseou a Constituição brasileira.

b)    I. Foram três poderes criados: Executivo, Legislativo e Judiciário (Caro aluno, lembre-se que, na Constituição de 1824 realizada no reinado de D. Pedro I, havia quatro poderes – o poder Executivo, Legislativo, Judiciário e o Poder Moderador. O Poder Moderador correspondia ao poder do Rei e estavam acima dos demais poderes.

II. Podiam votar apenas os homens alfabetizados, maiores de 21 anos, que não fossem soldados rasos ou religiosos de ordem monásticas. (caro aluno, recorde que, a nova Constituição de 1891 separou a igreja do Estado conforme abordamos diversas vezes em aula).

III. Concedeu liberdade religiosa, sem estabelecer religião oficial para o país.

Página 20

Questão 2.
O marechal Deodoro da Fonseca foi obrigado a renunciar ao cargo em função dos constantes conflitos com o Congresso Nacional. A decisão do Congresso de diminuir os poderes do presidente levou-o a fechar o Congresso, favorecendo o almirante Custódio de Melo, que se apoderou de navios de guerra brasileiros e ameaçou a bombardear a cidade do Rio de Janeiro, caso o presidente não renunciasse. Temendo a guerra civil, o presidente renunciou.

Questão 3.
Ele deveria convocar novas eleições, uma vez que o marechal Deodoro ficou menos de dois anos no poder, mas assumiu a presidência, contrariando a Constituição.

Questão 4.
A critério do aluno.

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Caríssimos alunos do 9º ano. Conforme conversamos anteriormente, seguem slides referente aula sobre República Velha - República da Espada. Aproveito também para inserir outros slides sobre República Oligárquica, pois trataremos deste assunto na próxima aula.
Caso tenham alguma dúvida, sugestões, reclamações... entrem em contato.
Abraço.

Material postado em: 26/03/2011

 REPÚBLICA VELHA - República da Espada e República Oligárquica
























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Material de apoio - Postado em 26/02/2011.

“A história é vital para a formação da cidadania porque nos mostra que para compreender o que está acontecendo no presente é preciso entender quais foram os caminhos percorridos pela sociedade brasileira; senão parece que tudo começou quando tomamos conhecimento de nossas vidas”.
Boris Fausto

 
ALGUNS DOS ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL TRATADOS EM AULA.

Revolução Francesa (1789): Fim da Idade moderna e início da Contemporânea. Há o fim do sistema feudal na França e fortalecimento dos ideais de liberdade, igualdade, direito a propriedade e de resistir a opressão do regime autoritário do Estado entre outras coisas. Vale lembrar que, neste período somente o rei, a nobreza e a Igreja tinham direito a propriedade, ou seja, a posse de terras.

Inglaterra declara guerra contra a França de Napoleão (1801). Uma das razões é o medo que a Inglaterra possuía de que a França pudesse ampliar seu poder político, comercial e econômico através das invasões em outras terras dominando e enfraquecendo os demais Reinados.

Bloqueio Continental (1805)
França declara o Bloqueio Continental contra a Inglaterra, mas Portugal não adere.

Com o objetivo de quebrar a resistência da Inglaterra, Napoleão tentou sufocá-la economicamente proibindo os países europeus a comercializarem com os ingleses ao decretar, em 1806, o Bloqueio Continental.

Após rejeitar o Bloqueio Continental em 1806, Portugal viu-se ameaçado pelas tropas Napoleônicas que já haviam invadido a vizinha Espanha. Portugal e Inglaterra então decidem que a corte deveria ser transferida para o Brasil escoltada por uma esquadra inglesa.

A vinda da família real portuguesa transformou o Brasil em centro das decisões políticas do reino, resultando no fim do pacto colonial principalmente por causa da abertura dos portos as nações amigas (Inglaterra). Além de atender os interesses britânicos a medida satisfez as elites brasileiras, que desde o século anterior reivindicavam maior liberdade comercial. Durante a estada da família real, o Brasil passou por várias mudanças.

Com mais de 300 nos de atraso, a primeira imprensa finalmente foi instalada em terras brasileiras. Trazida por D. João VI (1767 - 1826). Em 1815, D. João elevou o Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarve (1815). Entre os conflitos destacam-se a ocupação da Guiana Francesa por tropas luso-brasileiras e a anexação da Banda Oriental do Uruguai (Província Ciplastina). No campo político, foi importante a eleição de representantes brasileiros para as Cortes Constitucionais Portuguesas, logo depois do retorno do soberano a Portugal, deixando no Rio como regente, D. Pedro I ( 1798-1834).

Vinda da família real ao Brasil (1808)

Corte portuguesa chega ao Brasil fugindo de Napoleão e decreta a abertura dos portos brasileiros que propicia que o Brasil comercialize diretamente com outros reinados sem mais depender de Portugal. Lembre-se, anteriormente o Brasil não podia comercializar com outros países somente com Portugal ou a quem ele autorizasse. Tudo que era produzido aqui deveria ser enviado para Portugal e só nosso colonizador poderia estabelecer relações comerciais com outros países e vender as mercadorias brasileiras.

Observe que, nesse momento com a família real passando a morar em nosso país que era colônia portuguesa passamos a ser a metrópole de Portugal, pois a concentração do poder, a tomada de decisões do rei e todas as relações comerciais com outros reinados são realizadas diretamente em território brasileiro.

EUA declaram guerra à Inglaterra (1810)

Mais um conflito gerado no contexto das guerras napoleônicas. Desta vez, os EUA reagiram às recorrentes abordagens de navios norte-americanos pelos ingleses, que tentavam bloquear o comércio nos portos franceses. Além disso, vários incidentes na fronteira entre EUA e Canadá completavam o quadro tenso contribuindo para a declaração de guerra em 1812, assinada pelo presidente norte-americano James Madison. A guerra prosseguiu por mais dois anos sem definição até o tratado de paz, em 1814. O evento mais dramático do conflito foi o incêndio de Washington por tropas inglesas revelando a fragilidade bélica do jovem país.

1814 – Fim das Guerras Napoleônicas – Napoleão é derrotado.

1815 - Dom João elevou o Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves. Ao elevar o Brasil a condição de Reino Unido o nosso país deixa de ser considerado uma “Colônia” portuguesa e passa a fazer parte do Reino de Portugal, garantindo todos os direitos de um país não colonizado, ainda que com todo o poder centralizado em um monarca/rei, no caso, D. João VI. Neste mesmo período D. João VI é pressionado a voltar para Portugal que estava em crise política, econômica e militar deixando seu filho Pedro como príncipe regente do Brasil.

Independência do Brasil (1822)
A Independência do Brasil foi um movimento pacífico que determinou a separação formal entre o Brasil e a metrópole portuguesa. No ano anterior, D. João VI havia voltado a Portugal depois de 14 anos deixando seu filho Pedro, então nomeado príncipe regente, governando o Brasil. Antes de partir, D. João aconselhou seu filho de que, caso houvesse uma ruptura entre os dois reinos, ele deveria escolher o Brasil. Em 9 de janeiro de 1822, pressionado a voltar a Portugal pelas Cortes portuguesas - que queriam que o Brasil voltasse ao status de colônia - , o príncipe disse que ficaria e este dia foi chamado do “Dia do fico”. Com o aprofundamento das tensões, D. Pedro, apoiado pela aristocracia rural e parte da administração pública, finalmente declarou a independência, nas proximidades do rio Ipiranga, em São Paulo, a 7 de setembro de 1822. A independência não foi imediata em todas as regiões do país. Bahia, Maranhão e Pará, com juntas governantes controladas por portugueses, só reconheceram a independência em meados do ano seguinte, depois de conflitos entre brasileiros e soldados portugueses.

Fontes: História do Brasil (Boris Fausto), Brazil (Thomas Kidmore), Dicionário Ilustrado Folha.

Adaptação: Robson Antinhani

Questão para estudo: O processo de independência brasileiro, diverso dos outros países americanos, ainda suscita questões historiográficas: O Brasil já não seria independente desde 1808, data em que chegou a família real no Brasil? Faça uma análise sobre esta questão.



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Material de apoio curricular. Aulas realizadas em Fevereiro/2011.



                                                         





27 comentários:

  1. sor é a juliana do 9ºvermelho gostei muito do seu blog entrarem muitas e muitas vezes, muito bom mesmo se todos os professores tivessem blog tudo ficaria bem mais facil.

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  2. sor sou a juliana do 9ºvermelho e gostei muito do seu blog. se todos professores tivesse tudo seria bem mais facil.

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  3. Cara Julina. Fico feliz por você ter gostado e, espero que ele lhe ajude a obter mais conhecimento. É isso aí! Abraço.

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  4. oi professor é a AManda 9 azul adorei o seu blog é bem diversificado de assuntos.

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  5. eae prof dahora seu blog em muito intrutivo valeu fessor
    keller 9 vermelho

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  6. Fico feliz que estejam gostando. Caso tenham alguma dica ou algo que queiram acrescentar me avisem, certo?

    Aproveitem também para estudar as informações que estão postadas aqui, ok?

    Grande abraço.

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  7. oi professor legal o seu blog, ajuda muito!!
    Victor Rocha do 9°amarelo

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  8. ok professor interessante o que tem no seu blog da pra gente tirar duvidas Amanda 9 azul

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  9. Cara Amanda, é uma satisfação imensa tê-la como aluna. Sempre muito dedicada e interessada em aprender. Parabéns. Continue assim. Abraço.

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  10. Eae professsor
    Seu Blog ajuda pa karamba a estudar para a prova
    Valeu
    boa tarde

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  11. prof è o kellerdo 9 vermelho quando nos começaremos a falar sobre a primeira e segunda guerra mundial to ancioso

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  12. Keller, entre este mês e o próximo nós falaremos sobre a Primeira Guerra Mundial. Fique tranquilo. Abraço.

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  13. Eae professor é o Igor do 9ºamarelo teu blog ajudo muito

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  14. Eae professor blz?
    bom pra caramba seu blog...
    da pra estudar pra prova com ele?
    abraços...xD

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  15. Muito bom seu blog professor
    Da para tirar muitas dúvidas
    Muito bom

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  16. Opá , Professor é o Lucas do 9ºazul, tudo bem ?
    Ae seu blog ajuda bastante, facilita as nossas duvidas, e assim podemos estudar por aqui ...
    Legal o seu blog ...

    Faloow Professor ;
    Aquelee abraço !

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  17. Olá Lucas, tudo bem? Fico feliz que você tenha gostado do blog. Espero que de fato ele tenha lhe ajudado em algo. Mas não se esqueça, ler os textos da apostila é muito importante também, certo? Grande abraço pra você!

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  18. É isso aí Matheus. Vamos juntos nessa. Grande abraço.

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  19. caramba professor seu blog tem td explicadinho agora so vou estudar por ele!!!bjs

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  20. Vamos lá rapaz, o blog é somente para auxiliá-los... Tem muito texto da apostila pra ler, ok? Alem disso, não esqueçam de fazer os exercícios da apostila, o gabarito já esta postado no blog.
    Abraço e juízo!

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  21. Hey professor
    aki é o Vinícius G. do 9º vermelho
    gostei do seu blog agr fiko bem mais facil de estudar p/ a prova ☺
    flw profe pode pá ki é nóis =D

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  22. Legal Vinicius...Bom que tenha gostado! Vamos juntos nessa! Abraço

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  23. Qual é a semelhança entre a revolta da vacina e revolta da chibata e entre revolta do contestado e e revolta dos canudos ?

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  24. Caro(a), gostaria antes de responder sua perguntar ser informado se você é aluno meu e de qual turma, certo?
    Somente uma correçao na sua pergunta, não houve "revolta" de Canudos e revolta do Contestado, e sim, no caso de ambos, houveram "guerras". As guerras presumem presença de força militar e eventualmente de armas.

    Aguardo seu retorno.

    Abraço.

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  25. Olá meu querido, adorei seu blog.....principalmente da frase inicial, tem tudo haver comigo.....hahahaha
    beijão e parabéns pelo blog
    PS. Se eu não trabalhasse tanto faria um igual.
    karen

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  26. Olá minha querida, bom que tenha feito uma visita por aqui, é um privilégio sempre tê-la por perto. Saiba que tenho aprendido muito com você. Quanto ao tempo???rsrss. Está brincando... Costumo fazer atualizações de madrugada!!!! kkkk. É isso aí! bjo.
    Robson

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