1º Ano do Ensino Médio


Caros, lembrem-se: As questões deverão ser entregues em folha de papel almaço ou digitadas no dia da avaliação.

Leiam atentamente as questões e os textos da apostila. Em caso de dúvidas, entrem em contato.

Abraço,

Questões para estudo: Sociologia

Sobre conceitos de família e socialização:

1.    Quando e onde ocorrem as primeiras noções de grupo, o aprendizado, noções de valores, crenças e costumes?

2.    Podemos observar que na sociedade moderna há uma nova composição na estrutura familiar, como por exemplo, núcleos familiares compostos por homossexuais. Nesse sentido, podemos afirmar que a estrutura familiar adequada é somente a heterossexual?  Justifique sua resposta.

3.    A vida em grupo é uma exigência da natureza humana. O homem necessita de seus semelhantes para sobreviver, perpetuar a espécie e, também, realizar-se plenamente como pessoa. Analise e descreva o que é: sociabilidade, socialização e contatos sociais desenvolvidas na disciplina de sociologia.

Sobre cultura e diversidade cultural:

4.    Defina os conceitos básicos de “aculturação”.

5.    Qual a importância da diversidade cultural para os seres humanos?

6.    Gandhi afirmava que ser tolerante não significa submeter-se ao outro, mas sim compreender a postura alheia e expressar a opinião própria sem condenar a outro. É promover um diálogo constante entre as diferenças, respeitando a cultura e transformando-a sem agredi-la. Você concorda com Gandhi? Faça uma reflexão sobre este conceito e redija um texto entre 5 e 10 linhas.

  1. A cultura é constituída de um conjunto de valores, símbolos e bens materiais produzidos pela ação humana. Assim, o mundo humano é essencialmente o mundo da cultura, e pertencer a ele significa transcender às nossas condições biológicas. Como se constitui a relação cultura-natureza na sociedade contemporânea? Pautando-se em nossos estudos, você acredita que a genética interfere na cultura? Justifique.

  1. O que você entende por cultura caipira? E de que maneira podemos compreender as diferenças sociais e econômicas deste Brasil por um lado moderno e industrial e por outro, atrasado e agrário?
9.    Qual o conceito de cultura mencionado por Laraia em relação à idéia de determinismo biológico?

10. De que maneira os homens ditos “civilizados” compreendem os denominados “ameríndios”? Qual a relação estabelecida entre eles?

11. O que você entende por etnocentrismo? Cite algum contexto histórico que retrata a prática etnocêntrica.

Sobre instituições sociais:

12. O que são e qual as funções das instituições sociais? Descreva: Escolas; família; religiões.

13. Segundo a sociologia weberiana defina os principais conceitos acerca da ação social e da relação social.
14. Durkheim afirma o papel do regulamento moral para a integração social, insistindo que a moral é o mínimo indispensável, sem o qual as sociedades não podem viver em harmonia. Esses pressupostos, a respeito das condições para o bom convívio dos indivíduos numa coletividade, permitem a formulação de uma avaliação específica sobre o problema da criminalidade violenta praticada por jovens no Brasil, hoje. Nesse sentido, cite algumas possíveis propostas de ação para enfrentar esse problema segundo o autor.

Lembretes
·       Segundo nossa Constituição Federal, devemos reconhecer a existência da diversidade cultural e da pluralidade étnica no país.
·       Promover a instituição familiar; reforçar o papel socializador da escola com ênfase na educação para a paz e para a cidadania e melhorar o funcionamento do sistema legal é uma das sugestões de Durkheim para melhorar o convívio dos indivíduos na sociedade.
·        A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado. 
·        A cultura que integra a formação de uma população é composta por costumes, crenças, valores, normas e símbolos, que dentro de uma única região pode ser apresentada de diversas formas.
·        Dentro das multidões, cada indivíduo sente a necessidade de pertencer a um grupo específico, formado por características semelhantes, com isso desenvolve a sensação de pertencimento a um grupo e contribui para a construção social de uma comunidade.
§       Gandhi afirmava que ser tolerante não significa submeter-se ao outro, mas sim compreender a postura alheia e expressar a opinião própria sem condenar a outro. É promover um diálogo constante entre as diferenças, respeitando a cultura e transformando-a sem agredi-la.

Bons Estudos!

___________________________________________________________________________
Gabarito

Caro aluno é necessário realizar a leitura dos textos para compreender o contexto das respostas. Visto que a maioria não realizou as leituras e nem ao menos tentou responder as questões, solicito que aproveitem a oportunidade para fazê-las antes da avaliação.

Página 11

Questão 1.
O estudo da sociologia abrange relações sociais e as interações humanas, desempenhadas diariamente numa sociedade, resultantes de costumes, política, tecnologia.

Questão 2.       
São estudos que servem aos diversos interesses da sociedade. Desde a adequação de produtos às necessidades dos consumidores, até o desenvolvimento de técnicas ou projetos que atendam às demandas sociais, como políticas públicas para áreas de saúde, educação, moradia, etc. 

Página 13

Atividade

Séculos XVIII e XIX
Características positivas: Criação dos direitos dos homens e do cidadão; Automatização das máquinas, intensificando a comercialização de produtos (tratamos diversas vezes sobre isso em aula), Grandes inventos da humanidade: motor a vapor, eletricidade, etc.
Características negativas: Crescimento desordenado; Abandono da área rural; Desigualdade social promovida pelo sistema capitalista. (tratamos muito sobre esses assuntos em aula)

Século XXI
Características positivas: Desenvolvimento do computador e da internet; Diminuição de governos totalitários; ampliando as democracias; Liberdade de expressão.
Características negativas: Técnicas aprimoradas do crime organizado; Substituição maciça da mão de obra pelas máquinas.

A sociologia pode estudar essas questões, procurando explicar suas causas, ou seja, aquilo que produz esses eventos e fatos. Exemplo: nos séculos XVIII e XIX, o elevado índice de moradores saindo da área rural para a urbana ocorreu, porque o foco de produção mudou de lugar. As relações de produção não eram mais estabelecidas no campo, mas nas indústrias. As cidades, porém, não se prepararam para receber o grande número de pessoas originárias do campo. É possível, com os estudos sociológicos, entender que existe uma nova forma de se relacionar e organizar, proveniente da nova ordem social capitalista. (Este conceito e assunto também foram diversas vezes tratados em aula).

Página 16

Questão 1.
Ele utiliza o método positivista, isto é, baseado na observação, experimentação e nas leis.

Questão 2.
Durkheim foi um dos primeiros sociólogos a desenvolver um método cientifico para a sociologia. Ele estabeleceu o fato social como objeto de estudo dessa ciência, chamada de sociologia.

Questão 3.
Os fatos sociais são maneiras de agir e pensar que se apresentam de forma exterior ao indivíduo, coercitivo a ele e à sociedade. A exterioridade e a coercitividade vêm da imposição da sociedade no cumprimento dos padrões, costumes e regras. E a generalidade se verifica na repetição dos fatos na mesma sociedade.

Exterior: as leis de transito não dependem exatamente do indivíduo na sociedade, elas configuram uma imposição do sistema público administrativo sobre as ações do indivíduo.
Coercitivo: seguindo o item anterior, se o indivíduo não cumprir as leis de transito, ele é penalizado. Logo, independente de ele concordar ou não com a lei, ele precisa adequar-se.
Geral: no momento em que certa lei se distribui por uma região, ela torna-se  geral, por ser encontrada em vários locais, por sua aplicação ser comum à todos. (Caro aluno, tratamos muito sobre esses conceitos acima, de maneira que, sabê-los é imprescindível para a realização da avaliação).

Página 17

Questão a

Solidariedade mecânica: Maior presença da consciência coletiva, como valores, costumes, religião, tradição; Pouca divisão do trabalho, havendo quase integralmente trabalho manual e rural; Mantinham-se unidos porque eram semelhantes.

Solidariedade orgânica: A consciência coletiva é mais frouxa, havendo diversificação de valores, costumes e religião; A divisão do trabalho é intensa, perceptível no crescimento de especialidades na cidade; Mantinham-se a união porque os indivíduos eram diferentes, portanto precisavam um dos outros.
(assunto trabalhado algumas vezes em aula, e imprescindível para realização da avaliação)

Questão b

A solidariedade orgânica é a que está mais presente hoje, considerando ser característica de sociedades capitalistas, com alto desenvolvimento tecnológico e industrial. A diversidade de costumes impera, favorecendo a liberdade maior da consciência coletiva. É bom salientar: ainda existem comunidades que se agregam na forma de solidariedade mecânica, como as colônias étnicas ou de moradores da área rural, que se unem por manterem os mesmo costumes, religião, sistema de plantio, etc.


Testes

1-b
2-c
3. Revolução Francesa (França) e Revolução Industrial (Inglaterra)

A Revolução Francesa estabeleceu novas formas de organização política, baseada na democracia e nos direitos individuais e do cidadão; houve a universalização dos direitos do homem.
A Revolução Industrial inaugurou o processo capitalista de produção com a divisão do trabalho e da maquinaria, no interior do que se conheceu como manufatura e, posteriormente, como indústria.

Página 18

4-d (tratamos desse assunto por diversas vezes desde a primeira aula)

5. Nas sociedades modernas, a solidariedade que predomina é a orgânica, porque há alta divisão do trabalho, em que as pessoas são especialistas em determinadas áreas e necessitam umas das outras. É exatamente essa interdependência que mantém as pessoas unidades. Imagine o corpo humano, cada órgão tem a sua função, no entanto para que o corpo esteja saudável, é necessário que cada órgão cumpra sua função para o funcionamento de todo o sistema.

6-c
7-d

Página 20

Questão 2.
A libertação ocorre exatamente no fato de o individuo entender as situações ao seu redor. Traz a possibilidade de ampliar sua forma de compreender e visualizar o mundo, em conseqüência de estudar e conhecer novas teorias e ou práticas.

Página 22

Questão 1.
Não se deve considerar esse conhecimento como inferior ao obtido pelas sociedades modernas, pois a prática desenvolvida pelos primitivos foi um dos primeiros indícios para o aperfeiçoamento da ciência. 

Questão 2.
É uma opinião generalizada na sociedade, que não precisa de comprovações ou experimentações cientificas para ser definida como verdade.

Questão 3.
É a organização da realidade concreta, por meio de observações e relações estabelecidas que comprovem sua veracidade.

________________________________________________________________________

Bibliografia Complementar

MARTINS, C B. O que e Sociologia. SP: Editora Brasiliense, 1991, 27ª edição.

2. Trabalho de Pesquisa de Campo - A Percepção do outro e a busca da neutralidade do "olhar".



4 comentários:

  1. gostei viu prof do blog, .. estudei a apostila, entrei no blog. vo tirar um 10 em na prova, abraços !! pedro - 1º e.m amarelo

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Pedro. Espero que você esteja aprendendo com as aulas também. Fico feliz que você tenha estudado. Vamos juntos nessa jornada! Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Professor não achei muitas das perguntas que estão ai, não achei na apostila, então eu fui respondendo conforme fui lembrando das aulas e com a minha opinião.. tudo bem? -catharina

    ResponderExcluir
  4. Cara Catharina,

    TODOS os conceitos tratados nas questões foram abordados em aula,inclusive nos exercícios já corrigidos em sala. Na apostila você irá encontrar os conceitos. O que você deverá fazer é através destes conceitos desenvolver reflexão sobre os assuntos. Como você mesma mencionou, você respondeu segundo o que lembrou das aulas, aulas estas pautadas nos conceitos presentes na própria apostila. Sugiro que leia um pouco mais os textos e busque responder.
    Qualquer dúvida, me avise.
    Abraço,
    Robson

    ResponderExcluir