5 de fevereiro de 2011

DEMOCRACIA

DEMOCRACIA LIBERAL – Texto elaborado para orientação de aulas do 2º Ano do Ensino Médio
*Por Robson Antinhani

Para que possamos entender um pouco mais sobre Democracia e alguns de seus conceitos, iremos tratar inicialmente de algumas das distintas concepções sobre a relação entre cidadão e Estado bem como, poder do povo e suas possíveis representações para a constituição de uma sociedade democrática.
A princípio trataremos a idéia de “massas” como não sendo um conjunto de cidadãos cientes dos seus direitos, cientes das suas responsabilidades e que pressionam o governo para o bom andamento da sociedade. A massa neste contexto é geralmente desinformada, tem baixo nível de educação e possui dificuldades em perceber o jogo político.

Os governos autoritários e/ou totalitários se aproveitam desses elementos para exercer um poder direto sobre a massa e sobre o restante da sociedade. Muitas vezes esses governos ditos populistas aparecem como o “Pai do Povo” e são queridos pela população, no entanto, normalmente não realizam um governo de direitos e de cidadania, não exercem um governo democrático, ainda que queiram ser reconhecidos como tais.

Vale lembrar que, governos com características autoritárias e/ou totalitárias que estabelecem relação direta com a massa popular sobrepondo-se às instituições políticas de dada sociedade/Estado em busca pelo referendo da sua ação, não podem ser considerados governos democráticos.

Na história recente do Brasil, tivemos o exemplo de Getúlio Vargas (1882-1954), um estadista com grande habilidade em se relacionar diretamente com as massas, de estabelecer um diálogo com o povo e tentar esclarecer seus princípios democráticos como sendo de “bem feitor da sociedade”. Ainda hoje muitas pessoas têm a impressão de Getúlio Vargas como um bom estadista, como o “Pai dos Pobres” – Trata-se, no entanto, de um Populismo autoritário, de perseguição aos inimigos, passando a impressão de um governo democrático.

Caro aluno, leia o texto na íntegra na coluna lateral em Docência/2º Ano do Ensino Médio. Atente-se também a questão para orientação  e discussão da próxima aula.

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