9 de março de 2011

OS PARTIDOS POLÍTICOS E A PARTICIPAÇÃO POPULAR



O Surgimento dos Partidos Políticos e a Manifestação Popular  

Por Robson Antinhani 

Se a atividade política é muito antiga e nasce praticamente com a civilização, porque os partidos políticos surgem apenas na modernidade?

Para responder esta questão, é necessário refletir um pouco sobre as condições da sociedade na Idade Média.

Nesse período a sociedade era dirigida pela igreja e pela nobreza. Nessas condições o povo não era solicitado a participar ativamente da vida política bem como, da vida cotidiana do poder.

Na situação em que o povo encontra-se distante do poder não é preciso uma instituição como partido político. As instituições surgem para solucionar problemas que são colocados pela própria sociedade, pelo próprio homem. O partido político surge quando o problema da relação entre o povo e o Estado aparece.

Com o advento da modernidade surge então esta questão da participação política do povo, ou seja, para o ideário moderno o povo é a fonte legítima do poder e o governo deve exercer o poder a favor do povo e do interesse comum.

Trata-se nesse momento de organizar o povo e de possibilitar sua manifestação, de maneira que as classes populares, o conjunto da população e os cidadãos apresentem quais são seus interesses, julguem os governantes, enfim, possam ter voz, atuar e conferir a legitimidade ao poder que está sendo exercido.

Cabe ressaltar que, a modernidade tem seu início justamente com a manifestação popular nas ruas em uma aliança entre a classe burguesa e as classes populares impulsionam as transformações radicais do mundo feudal, do mundo comandado pela aristocracia. Um exemplo importante é a tomada da Bastilha em 14 de julho de 1789 na França. Neste episódio as classes populares junto à burguesia reivindicaram ao Estado sua participação mudando assim a história da França e contribuindo para a construção da democracia.

Os partidos surgem então para preencher esta tarefa da mediação e relação entre o Estado e a sociedade, entre as classes populares e a ação governamental. Pode-se então classificar o partido como sendo uma instituição mediadora. Qual seria então a importância desta função do partido? Porque o partido deve cumprir esse papel de mediador entre diversas classes sociais e o governo?

Veja texto na íntegra em: Docência/2º Ano do Ensino Médio

2 comentários:

  1. Olá Professor, eu sou Victor, aluno do João Ramacciotti 2ºB. Gostei muito dessa postagem sobre a Classe social, comentamos isso na aula do dia 06/04, foi muito legal essa aula de Sociologia. O senhor explicou também para nós, sobre a Imigração e Emigração, gostei muito de saber mais um pouco sobre isso, pois meu pai é Português e Imigrou para o Brasil em busca de uma nova vida !!

    E sobre esse assunto das diversas classes sociais, eu vou procurar pesquisar mais um pouco, pois alguns alunos que estavam presente não colaboraram com à aula e isso fez com que os mesmos não prestassem atenção sobre esse assunto.

    Obrigado Pela Atenção !!

    Victor Hugo Galhardo 2ºB

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Victor. Gosto sempre de seus posicionamentos em aula. Continue assim. Querendo conversar mais sobre esses assuntos comigo, basta me procurar. Estou à disposição. Grande abraço.

    ResponderExcluir